quarta-feira, 28 de maio de 2014

TERMÔMETRO DE BULBO


termômetro de bulbotermômetro de bulbo
O termômetro de bulbo nada mais é que o nosso bom e velho termômetro de casa. Feito de vidro e com o um líquido, que normalmente, é o mercúrio.
Para começar, devemos nos lembrar de um principio básico da física: de que um líquido muda de volume conforme sua temperatura também se altera. Ou seja, o mercúrio de dentro do termômetro de bulbo aumenta de volume conforme sua temperatura se eleva também, e obviamente, faz o caminho contrário com a queda da temperatura, diminuindo de volume.
termômetro de bulbotermômetro de bulbo
Mas, esse fenômeno não é exclusividade do termômetro de bulbo, vemos esse tipo de alteração todos os dias, em nossas casas, mas dificilmente atentamos a ele, até porque, a mudança do óleo, água e etc, é bem sutil, dificultando a vista a olho nu.
O leite por sua vez, facilita nossa percepção deste fenômeno, quando ele ferve, e por vezes, chega a cair da leiteira, é o exemplo mais fácil e próximo do que acontece, mas é claro que o termômetro de bulbo, não chega a transbordar porque seu tamanho é calculado para que isso não ocorra. Para facilitar a visão dessa alteração, o termômetro de bulbo, utiliza um bulbo grande e um tubo estreito, para acentuar a mudança de volume do liquido interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário